Alvorada FM Ao Vivo.

DATA E HORA

PAGINA INICIAL

ATENÇÃO LEITORES:

ATENÇÃO: A DIREÇÃO DO BLOG ALONSOBISORÃO DEIXA CLARO QUE NÃO SE RESPONSABILIZARA PELOS COMENTÁRIOS POSTADOS NAS MATÉRIAS PUBLICADAS NESTE BLOG, TODOS FICARÃO CIENTES QUE AO PUBLICAREM QUALQUER COMENTÁRIO INADEQUADO OU OFENSIVO, QUE O MESMO SERÁ DE SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE. ATENCIOSAMENTE A DIREÇÃO DO BLOG ALONSOBISORAO.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Operação interdita 06 cerâmicas e prende 15 pessoas.

 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Meio Ambiente (Semar) interditaram seis cerâmicas localizadas no Sul do Piauí durante a Operação Temática de Combate aos Crimes Ambientais (OTECCA).  Para a PRF, a operação revelou que o Sul do Estado do Piauí virou rota de exploração de madeira nobre.
Dez veículos roubados foram recuperados e 15 pessoas foram presas. As multas aplicadas passam de R$ 1,2 milhão. O inspetor Tony Carlos Cavalcante, informou em coletiva de imprensa, que a exploração se dá principalmente por empresários de fora. “Eles estão invadindo propriedades à noite, usando motosserras e levam a madeira nobre, principalmente para os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Maranhão”, explicou o inspetor.
Tony Carlos ressalta que os criminosos pegam árvores de mais de 50 anos como a Aroeira e o Angico Vermelho, que tem em torno de 20 cm a 90 cm de largura e tiram o tronco. Só são retirados de dois a três metros, que é considerado o “filé” da madeira e abandonam o restante. A operação atingiu mais de 6 mil quilômetros, em 15 municípios. Foram apreendidos nove veículos, 10 armas de fogo, entre espingardas de fabricação caseira e 538 metros cúbicos de madeira.
As fiscalizações aconteceram do dia 19 a 24 deste mês, nos municípios de Manoel Emídio-PI, Eliseu Martins-PI, Santa Luz-PI, Cristino Castro-PI, Bom Jesus-PI, Morro Cabeça do Tempo-PI, Parnaguá-PI, Júlio Borges-PI, Curimatá-PI, Coronel José Dias-PI e São Raimundo Nonato-PI. Ao todo, 40 agentes públicos e 15 veículos oficiais foram utilizados na execução da operação.
Carlos Moura Fé, que é superintendente de meio ambiente da Semar, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, informou durante a coletiva, que essa foi uma das apreensões mais preocupantes, porque numa oficina de reciclagem de transformador elétrico foi apreendido um produto cancerígeno, que está banido de comercialização no Brasil e no exterior, desde a década de 90.
O produto chamado Ascarel, foi apreendido em Bom Jesus-PI e era utilizado no lugar de óleo mineral. O empresário foi multado.
As cerâmicas foram lacradas por estarem funcionando através da queima de madeira para produção de fonte de energia, sem a devida autorização do órgão competente. Nas áreas onde já se retirou madeira comercializável, o desmatamento é realizado com tratores.
Com a operação a SEMAR ressalta que os maiores índices de exploração do meio ambiente, estão acontecendo nos municípios de Morro Cabeça do Tempo-PI, Parnaguá-PI, Cristalândia-PI, Bom Jesus-PI, Júlio Borges-PI, Sebastião Barros-PI, São Raimundo Nonato-PI e Corrente-PI.
A superintendência da Polícia Rodoviária Federal, Carla Filus, informou que esta foi uma das maiores operações da Polícia, voltada para a temática de crimes ambientais. Foram utilizados 30 policiais.
Em São Raimundo Nonato-PI uma serraria foi embargada por ter em suas dependências uma quantidade de madeira não autorizada. Em Manoel Emídio-PI, uma carvoaria foi embargada por fornecer informações falsas aos sistemas oficiais de controle ambiental. No local foram apreendidos três motosserras também não licenciados. Nos municípios de Parnaguá-PI e Júlio Borges-PI também foram embargados empreendimentos não autorizados de exploração de madeira.
A operação ocorreu em parceria entre a PRF, Semar, Detran e Instituto Chico Mendes. O delegado João José Pereira, informou que dos 15 detidos, foram abertos nove inquéritos por crime ambiental, porte de armas e receptação de veículos. Segundo ele três pessoas continuam presas em São Raimundo Nonato-PI, o restante pagaram fiança.
A operação conseguiu apreender ainda 10 animais silvestres, sendo oito pássaros vivos, e uma cotia e um tatu abatidos. Foram apreendidas na posse de caçadores 10 espingardas e 24 munições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário