O
segmento das operadoras
de telefonia celular mais uma vez lidera a lista do Procon de empresas que mais
desagradam os clientes no Piauí. Juntas, a Tim e a Claro são as que mais
recebem reclamações dos clientes. Até este mês de junho, foram responsáveis por 11% das queixas que chegaram até o
Procon.
Dentre
os principais motivos da insatisfação dos consumidores dos serviços oferecidos
pelas duas operadoras estão a qualidade dos serviços oferecidos e as cobranças
abusivas e indevidas. Se separarmos por empresas, quem lidera o ranking de reclamações
passa a ser a Eletrobrás, seguida pela Agespisa. As principais reclamações em
relação a elas são, além das cobranças indevidas e abusivas, a negociação de
débitos.
“Os
consumidores que têm débito acumulado e recebem cobranças costumam vir até o Procon
para que nós ajudemos na conciliação. Há também as reclamações em relação às
denúncias de fraudes.
O
cliente recebe a notificação de que está cometendo esse ato ilícito, recebe a
cobrança do valor da diferença do consumo e vem ao Procon para reclamar. Isso
tudo faz crescer o número de reclamações e nem sempre o erro é da empresa, mas
do cliente”, disse o conciliador do Procon, Campelo Júnior.
Ele
afirma ainda que isso se deve ao fato de o número de consumidores de água e luz
ser bem maior do que o número de consumidores dos serviços de uma determinada operadora de telefonia celular. “Todos nós nos
utilizamos dos serviços de abastecimentos de água e luz, mas nem todos nós
somos clientes da empresa Claro ou da Tim, por exemplo”, explicou o
conciliador.
Segundo
Campelo, cerca de 75% de todos estes problemas levados ao Procon são
resolvidos. Para isso é adotado o procedimento da Carta de Informação
Preliminar (CIP), espécie de notificação remetida ao fornecedor dos serviços
reclamados, contendo um resumo da reclamação dos consumidores, depois disso há
um prazo para que o problema seja resolvido. Caso isso não aconteça, só a
partir de então serão tomadas medidas mais enérgicas. “Essa nossa medida tem
como objetivo diminuir a quantidade de audiências. Nosso índice de acordo entre
as partes acaba ficando muito alto”, pontuou.
FONTE: http://www.meionorte.com
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