Alvorada FM Ao Vivo.

DATA E HORA

PAGINA INICIAL

ATENÇÃO LEITORES:

ATENÇÃO: A DIREÇÃO DO BLOG ALONSOBISORÃO DEIXA CLARO QUE NÃO SE RESPONSABILIZARA PELOS COMENTÁRIOS POSTADOS NAS MATÉRIAS PUBLICADAS NESTE BLOG, TODOS FICARÃO CIENTES QUE AO PUBLICAREM QUALQUER COMENTÁRIO INADEQUADO OU OFENSIVO, QUE O MESMO SERÁ DE SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE. ATENCIOSAMENTE A DIREÇÃO DO BLOG ALONSOBISORAO.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Quase um terço das escolas rurais no Piauí foram fechadas em oito anos.


Uma em cada três escolas existente na zona rural do Piauí foi fechada, em um período de oito anos. A informação é de uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgada semana passada, e aponta o fechamento de 15.358 escolas na região Nordeste, entre os anos de 2002 e 2010. Só no Piauí foram mais de 500 casos, o que representa quase 33% do total de escolas públicas, tanto da rede estadual quanto municipal, na zona rural do Estado.
O nordeste sozinho foi responsável por 55,4% do total de escolas rurais fechadas de 2002 a 2010. Na região, o Ceará é o Estado que apresenta o maior número com 42,8% menos escolas rurais em 2010, se comparado a 2002. Já o Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Piauí tinham em 2010, quase um terço a menos desses estabelecimentos no campo do que em 2002.
O fechamento dessas escolas no Piauí se reflete na questão do analfabetismo. A taxa piauiense, segundo o IBGE, chega a 21,14%, é a segunda maior do país, ficando atrás de Alagoas (22,4%). Esse percentual equivale a pouco mais de 680 mil pessoas, sendo a maioria delas residente na zona rural do Estado. A justificativa do Estado e dos municípios para o fechamento das mesmas é a falta de estrutura e dificuldade na manutenção.
Segundo o estudo, o fechamento acelerado de escolas no meio rural do Nordeste é especialmente preocupante, pois, além de essa região concentrar o maior número absoluto e relativo de população rural no Brasil, é no campo nordestino que estão os maiores problemas de acesso à educação e onde se concentram os piores indicadores.
Em todo o Brasil, o total de escolas do campo fechadas entre 2002 a 2010 é de 27.709. Em termos percentuais, em 2002, as escolas do campo representavam mais da metade de todas as escolas de ensino básico brasileiras, 50,2%. Em 2010, este número diminuiu para 39,7%.
FONTE: http://www.portalaz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário