Alvorada FM Ao Vivo.

DATA E HORA

PAGINA INICIAL

ATENÇÃO LEITORES:

ATENÇÃO: A DIREÇÃO DO BLOG ALONSOBISORÃO DEIXA CLARO QUE NÃO SE RESPONSABILIZARA PELOS COMENTÁRIOS POSTADOS NAS MATÉRIAS PUBLICADAS NESTE BLOG, TODOS FICARÃO CIENTES QUE AO PUBLICAREM QUALQUER COMENTÁRIO INADEQUADO OU OFENSIVO, QUE O MESMO SERÁ DE SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE. ATENCIOSAMENTE A DIREÇÃO DO BLOG ALONSOBISORAO.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Guerra do pau de leite Completa 70 anos hoje dia 10 de julho de 2012.


(Imagem demonstrativa)
Ficou famosa na historia das lutas por terras e carnaubais na localidade pau de leite a cerca de 20 km da sede do município de Floriano Piauí, onde se travou a maior batalha de todos os tempos. Foi a maior feita na historia da criminalidade entre os próprios parentes. Motivo: terras e carnaubais. Era delegado de policia do município de Floriano Piauí o tenente Alcindo batista e escrivão, Luiz pinto de oliveira. Por questões de terra e carnaubais, deu se serio conflito na comunidade pau de leite, na fazenda barreirinha do município de Floriano Piauí, entre Luiz Espindola de carvalho e sua família e do outro lado, Lourenço pereira da silva e sua família, eram terras de heranças. As duas partes através da justiça buscou seus direitos. Mais antes que esta se pronunciasse, Lourenço pereira da silva tirou um percentual de palha de carnaúba e empaiolou. Luiz Espindola alegava que as terras eram suas e por consequentemente as palhas também lhe pertenciam.
No dia 10 de julho de 1942, Luiz Espindola de carvalho reuniu com Raimundo Espindola de carvalho, João camelo de oliveira, Antonio Camilo, Sanatiel José Gonçalves, Leônidas José Gonçalves, Manoel ramos de oliveira, Cristino ramos de oliveira, Alfredo de tal e Ângela carvalho de Araujo para bater as palhas que Lourenço havia retirado e Empaiolado. Por volta das 17:30 horas do mesmo dia, seguiram em direção ao seu palheiro, Lourenço pereira da silva e seus filhos, Raimundo Lourenço da silva, José pereira pinto, Honório dias, Abdias de tal, Euzébio pereira da silva e foram para o curral e La chegando se encontraram com Luiz Espindola e sua equipe. Segundo os depoimentos de algumas testemunhas, quando o grupo chegou ao palheiro de Lourenço, o seu filho Raimundo Lourenço perguntou “então velho Luiz, estar batendo a palha?” como se a resposta fosse afirmativa, o jovem rapaz disse: “espera que eu vou te ajudar a bater as palhas, Imediato travaram se numa luta corporal dos dois lados, todos armados de facas, Facão, Cassetes e Armas de fogos que durou cerca de meia hora. No conflito saiu morto, Lourenço pereira da silva, e posteriormente em consequência dos ferimentos, morreram Jose pereira pinto, Manoel ramos de oliveira – vulgo Manoel champrão, Alfredo ferreira e Alexandre pereira da silva. Ficaram feridos, Antonio Camilo e Raimundo Lourenço.
O promotor do publico Manoel sobral neto apresentou denuncias contra os sobreviventes, inclusive a Ângela Araujo.
O advogado de defesa do grupo de Luiz Espindola foi Abraão atem.
A guerra do pau de leite, como ficou conhecida, foi comentada alem das fronteiras, pois aconteceu na pacata cidade de Floriano Piauí.
A maior gravidade da ocorrência esteve no fato de Lourenço ser casado com uma prima de Luiz Espindola. Lutas e glorias entre os próprios parentes. Decorridos há setenta anos, quando se fala com alguns remanescentes dos dois grupos, ainda sente-se que existem no coração de cada um, profundo magoas. Só o tempo, O grande aliado, contribuirá para o total esquecimento.
A ocorrência aparece em nossas pesquisas no campo da violência em terras de são Pedro de Alcântara, a partir de 1874, essa foi a de maior destaque, e a que mais a população lamentou.
ESCRITO POR: Jose Bruno dos Santos.
DIGITADO E POSTADO POR: Alonso Costa o Bisorão.

5 comentários:

  1. Um dos fatos ocorridos em nosso município que deve ser lembrado por nossos filhos e principalmente pela classe estudantil. Parabéns ao nosso querido Alonso Costa.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber desta parte da história de Floriano.Gosto muito das matérias que O bisourão posta na internet, principalmente os vídeos do youtube e as notícias neste blog.
    Esses dias eu estava rindo da forma informal e até um pouco brincalhona que vc narrou uma vacinação de gado na fazenda brejinho no povoado manga.
    Queria deixar uma susgestão, colocar no seu blog uns links dos vídeos que vc faz , principalmente dos vídeos gravados nos povoados de floriano. Já pensou , listar o nome de vários povoados e lá postar notícias e vídeos de cada povoado que vc visitar.Poderia ter também listados numa lateral os bairros de floriano e lá também ser colocados os posts de cada bairro, garanto para vc que seu blog iria bombar.Eu mesmo ví esses dias umas reportagens que vc fez no bairro da tabocas ( http://www.youtube.com/watch?v=Qk2nKQeBBRw ).

    ResponderExcluir
  3. Olá, Besourão! Parabéns pela reportagem! Estava navegando na Internet quando deparei com esta notícia sobre a Guerra do Pau de Leite, da qual meu falecido pai (piauiense) sempre me falava, mas eu achava que era algo folclórico, mas agora sua reportagem confirmou os fatos. Você sabe se há registros mais precisos sobre o fato em Floriano? Goataria de me informar mais a respeito.
    Abs
    Luiz Oliveira.

    ResponderExcluir
  4. Daniel freire passos carvalho4 de mar. de 2014, 16:22:00

    Ouvi muito meu pai falando dessa batalha

    ResponderExcluir
  5. Lembrando que ainda temos fatos...sendo que a outra parte da Família ainda tem remorsos desta guerra...

    ResponderExcluir