As denúncias ao Programa de
Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), de irregularidades nas atividades de
compra premiada em Floriano-PI se iniciaram a partir de diversas reclamações
relacionadas a supostas infrações nos sorteios de motocicletas e outras
mercadorias. Os consumidores que se sentiram lesados chegaram a formar uma
comissão para apresentar as irregularidades ao PROCON e requerer que medidas
fossem tomadas.
Segundo a representante do
PROCON de Floriano, Ivone, diariamente o órgão tem recebido uma média de duas a
três reclamações de pessoas que tiveram o seu contato de compra premiada
quitado ou contemplado, mas que a empresa não tem cumprido sua parte nesse
contrato, que seria entregar o produto ou devolver o dinheiro dos contemplados.
“Do final do mês de dezembro até esta data, há
uma média de 40 reclamações. Nessa manhã houve a média de 12 pessoas, que
vieram em representação a uma camada mais significativa desse problema, que
inclui Floriano-PI e região”, disse.
Após visitar o PROCON, o
grupo de pessoas foi conversar com o representante do Ministério Público, Dr.
José de Arimatéia, que é o representante legal de direitos difusos e coletivos.
O consórcio é um sistema de
compra formado por grupos de pessoas e quotas, que funciona como um
financiamento convencional, só que neste caso, o prazo do recebimento do
produto ou serviço depende de um sorteio.
Quem é sorteado antes,
recebe o prêmio; quem não é, pode ter que esperar até quitar todas as
prestações estipuladas. Mas ninguém deixa de pagar o valor total do produto e
muito menos perde o dinheiro que investiu. Ao terminar o prazo do consórcio,
todos saem com uma carta de crédito no valor do bem.
FONTE: http://www.florianonews.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário