Alvorada FM Ao Vivo.

DATA E HORA

PAGINA INICIAL

ATENÇÃO LEITORES:

ATENÇÃO: A DIREÇÃO DO BLOG ALONSOBISORÃO DEIXA CLARO QUE NÃO SE RESPONSABILIZARA PELOS COMENTÁRIOS POSTADOS NAS MATÉRIAS PUBLICADAS NESTE BLOG, TODOS FICARÃO CIENTES QUE AO PUBLICAREM QUALQUER COMENTÁRIO INADEQUADO OU OFENSIVO, QUE O MESMO SERÁ DE SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE. ATENCIOSAMENTE A DIREÇÃO DO BLOG ALONSOBISORAO.

domingo, 18 de maio de 2014

Em entrevista coletiva, Prefeito Gilberto Jr, fala sobre a Marcha e conquistas para Floriano-PI.

De 12 a 15 de Maio de 2014, o prefeito Gilberto Júnior esteve participando da XVII Marcha a Brasília-DF em Defesa dos Municípios, na oportunidade o gestor de Floriano-PI fez visita aos Ministérios e ainda participou do julgamento do IPHAN. Já em Floriano-PI, na manhã deste sábado, 17/05/2014, com a presença dos secretários municipais, o prefeito Gilberto concedeu uma entrevista coletiva a imprensa onde falou sobre as ações e conquistas que trouxe para o município.
XVII MARCHA DOS PREFEITOS (FPM E ROYALTIES).
Este ano a Marcha envolveu mais de 4 mil prefeitos de vários municípios brasileiros. Os gestores reivindicavam melhorias e atenção especial do governo federal a duas questões; FPM e Royalties.
“O que a gente conseguiu de positivo foi dar encaminhamento a questão da falta de recursos nos municípios. Conseguimos dar encaminhamento ao pedido de aumento de 2% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que é uma reivindicação de todos os municípios para salvar as finanças públicas,” disse Gilberto Júnior.
Sobre a distribuição dos royalties, “outro grande encaminhamento foi a questão dos Royalties. Por conta dessa Marcha foi designado o julgamento da ação para o dia 28 de maio de 2014, para que essa ação que esta no Supremo Tribunal Federal seja desobstruída, e resolvido logo esse problema da distribuição dos royalties,” falou.
VISITA AOS MINISTÉRIOS DA EDUCAÇÃO E CIDADES.
O prefeito Gilberto Júnior participou da Marcha, mas aproveitou para visitar os Ministérios. Na educação o Gilberto conseguiu resolver o problema de bloqueio de recursos do PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola, desde o final de 2012 que as escolas públicas municipais não estavam sendo contempladas com o PDDE.
“Sabemos que as escolas precisam desse subsidio enviado pelo governo federal para estar realizando serviços na infraestrutura dos prédios e oferecendo melhores condições aos estudantes. Então nós resolvemos essa situação, e a partir do próximo mês, junho, as escolas do município já poderão estar gerenciando seus recursos oriundos do PDDE,” falou o gestor.
No Ministério das Cidades foi tratado sobre as obras do esgotamento sanitário, e ficou determinado que no máximo em 60 dias as obras do esgotamento sanitário sejam retomadas em Floriano. Ainda nesse Ministério o prefeito ficou a par da situação dos projetos para obras de calçamento e asfalto nas ruas e avenidas da cidade.
O Governo Federal bloqueou os recursos financeiros que estavam destinados aos programas que pudessem beneficiar obras de calçamentos e asfalto na maioria dos municípios brasileiros. E Floriano que estava com um projeto de 25 milhões, e que tinha sido aprovado 11 milhões e 250 mil, só irá receber 3 milhões e 300 mil para obras de calçamento e asfalto, o valor do projeto foi reduzido por conta desse corte geral determinado pelo Governo Federal.
“Agora temos que adequar os projetos conforme o que nos foi apresentado, e finalizar, para que logo se iniciem as obras na cidade, é bom ressaltar, que os projetos já estão elaborados, só estamos adequando às mudanças de acordo com o que será liberado pelo governo,” completou.
No Ministério das Cidades também foi vista a situação do loteamento Juá, “é uma obra que estamos esperando há muito tempo e que agora estamos encaminhando todos os detalhes para o Ministério das Cidades para que tão antes possamos resolver isso também,” disse Gilberto Júnior.
JULGAMENTO DO IPHAN.
O prefeito Gilberto Júnior também participou do julgamento do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que consagrou a Cajuína do Piauí como Patrimônio Cultural Nacional e o Prédio do Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara (atual Terminal Turístico) como Patrimônio Histórico Nacional.
“A cajuína foi julgada como Patrimônio Histórico Cultural do Brasil, uma vitória para os piauienses, e eu tive a honra de estar presente como prefeito de Floriano que também fabrica cajuína. Então, nós agradecemos ao IPHAN por esta grande conquista piauiense.
E especificamente sobre Floriano, nós estávamos presentes e defendemos, e graças a Deus, saiu a aprovação por unanimidade e louvor pelos 25 conselheiros do IPHAN, o tombamento do nosso Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara que agora é Patrimônio Histórico Nacional, isso é muito importante para todos nós que poderemos fazer parte agora da política nacional de cultura, e desenvolver políticas públicas voltadas para estudantes e para população brasileira em geral descobrirem a importância que tem o nosso Estabelecimento Rural para a história da colonização no Brasil,” finalizou Gilberto Júnior.
POSTADA POR: Alonso Bisorão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário