Alvorada FM Ao Vivo.

DATA E HORA

PAGINA INICIAL

ATENÇÃO LEITORES:

ATENÇÃO: A DIREÇÃO DO BLOG ALONSOBISORÃO DEIXA CLARO QUE NÃO SE RESPONSABILIZARA PELOS COMENTÁRIOS POSTADOS NAS MATÉRIAS PUBLICADAS NESTE BLOG, TODOS FICARÃO CIENTES QUE AO PUBLICAREM QUALQUER COMENTÁRIO INADEQUADO OU OFENSIVO, QUE O MESMO SERÁ DE SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE. ATENCIOSAMENTE A DIREÇÃO DO BLOG ALONSOBISORAO.

sábado, 31 de março de 2012

Hospital de Itaueira PI está há seis meses sem ambulância, denuncia vereador.

 
Prefeita da cidade confirma, mas argumenta que nesse período nunca faltou carro para transportar pacientes.

O vereador Adalto Moura (PSD) denunciou nesta sexta-feira (30/03/2012) a falta de ambulância no Hospital Daniel Carlos Andrade, município de Itaueira, no sul do Piauí, durante pronunciamento no plenário da Câmara Municipal. De acordo com o parlamentar, há seis meses a única ambulância que o hospital possui encontra-se com problemas mecânicos numa oficina da capital piauiense.
Adalto Moura ilustrou a situação que se encontra a saúde pública do município citando o caso de um cidadão que mora numa comunidade rural distante 45 km da sede do município, que se encontrava com problemas cardíacos e de coluna. O vereador afirmou que levou, em sua camionete particular, o cidadão até o hospital, onde ficou internado, mas depois houve a necessidade de transferir o paciente para o hospital regional de Floriano. “Sem ambulância, levaram o paciente num automóvel Fiat Uno e devido à falta de conforto a que foi submetido o problema de coluna dele piorou, o médico que lhe entendeu confirmou essa hipótese”. Disse o parlamentar.
Ele enfatizou que o município conta com ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas em determinados casos elas não podem ser utilizadas. “As ambulâncias do Samu só podem transportar o paciente do local do socorro até a unidade de saúde mais próxima. Por essa razão, os pacientes estão sendo transportados para Floriano de maneira inadequada”. Disse.

O outro lado.
Procurada pela nossa reportagem, a prefeita de Itaueira Verônica Avelino (PTB) confirmou que realmente a ambulância do hospital encontra-se quebrada, mas segundo ela nunca faltou carro para transportar pacientes sempre que necessário.
Ela afirmou que a ambulância se encontra numa oficina mecânica de Teresina e ainda não foi concertada porque não foram encontradas na capital as peças necessárias para o concerto. “Já solicitamos um orçamento na oficina e eles ainda não nos entregaram alegando que as peças terão que ser compradas em São Paulo e eles ainda não tem conhecimento dos preços”. Disse a prefeita.
Verônica Avelino reprovou a atitude do vereador de pegar o enfermo em sua residência e levar para o hospital. “Quem tem que fazer isso é o Samu, quando os pacientes chegam ao hospital transportados pelas ambulâncias do Samu, o médico pode ligar para a central e solicitar a ambulância para transferir o paciente para outra unidade de saúde, do contrário isso é impossível. Por essa razão, quando alguém adoecer ou se acidentar o certo é ligar para o Samu". Explicou.

A prefeita disse que, em reunião com a secretária estadual de saúde Lilian Martins, ocorrida em Teresina há uns cinco meses, solicitou mais uma ambulância para o município. Ela teria prometido, mas nunca cumpriu.
Segundo a gestora, o Governo do Estado não vem dando uma grande contribuição para a saúde do município. “Para se ter uma ideia, Itaueira possuía cinco médicos concursados do Estado, o Governo transferiu quatro para outras cidades. Além disso, os repasses são insuficientes, no mês passado, por exemplo, o repasse foi de R$ 42 mil e as despesas do hospital foram de R$ 92 mil (valor aproximado)".
Ainda de acordo com a prefeita Verônica, na contra mão dos baixos valores repassados pelo Governo do Estado, o número de atendimentos só aumenta. “O hospital está recebendo pacientes de Itaueira, Flores, Rio grande do Piauí, Pavussu, Ribeira do Piauí, São João do Piauí e outras cidades dessa região”. Finaliza.
FONTE: http://www.liberdadenews.com/portal/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário