Alvorada FM Ao Vivo.

DATA E HORA

PAGINA INICIAL

ATENÇÃO LEITORES:

ATENÇÃO: A DIREÇÃO DO BLOG ALONSOBISORÃO DEIXA CLARO QUE NÃO SE RESPONSABILIZARA PELOS COMENTÁRIOS POSTADOS NAS MATÉRIAS PUBLICADAS NESTE BLOG, TODOS FICARÃO CIENTES QUE AO PUBLICAREM QUALQUER COMENTÁRIO INADEQUADO OU OFENSIVO, QUE O MESMO SERÁ DE SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE. ATENCIOSAMENTE A DIREÇÃO DO BLOG ALONSOBISORAO.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

A Biodiesel de FLORIANO-PI, 10 anos após a sua inauguração.

 
O  tempo vem administrando  um  dos maiores investimentos da era Lula em Floriano-PI. O que era para gerar empregos para centenas  de pessoas, talvez até para milhares de trabalhadores está servindo hoje como moradia para insetos e animais.
A Biodiesel, que tem  localização no bairro Nossa Senhora da Guia e que foi inaugurada em agosto de 2005 com a presença do presidente petista Lula, hoje está assim, totalmente entregue  ao tempo.
Razão Social: Brasil Ecodiesel Indústria e Comércio de Biocombustíveis e Óleos Vegetais S.A.
CNPJ: 05.799.312/0001-20
A Usina construída  com a autorização da ANP era para ter capacidade de produção autorizada em 270 mil litros/dia (81 milhões litros/ano). A matéria prima a ser usada era mamona, soja, algodão, girassol e pinhão manso. Autorização n° 266/2007,D.O.U. de 13/09/2006.  Website: http://www.brasilecodiesel.com.br/. O início de operação: 2006
Em matéria publicada à época no bloco usinasbr.blogspot.com.br  a  Brasil Ecodiesel (“Companhia” ou “Brasil Ecodiesel") afirma que...
“Era líder na produção de biodiesel no Brasil, sendo a pioneira e maior produtora do setor. Atualmente, a comercialização de biodiesel no país é feita predominantemente por meio de leilões públicos promovidos pela ANP. Considerando os resultados de todos os leilões de biodiesel realizados até o momento, a Brasil Ecodiesel assegurou o fornecimento de 488.000 m³ de biodiesel até o final de 2007, equivalente a 58,1% do volume total objeto dos leilões.
De modo a expandir e consolidar sua posição de liderança no mercado, a Companhia está implementando novas unidades de produção. Atualmente, a Brasil Ecodiesel conta com três plantas em operação, uma em Crateús, no Ceará, outra em Iraquara, na Bahia, e a terceira em Floriano no Piauí. A expectativa da empresa é aumentar a capacidade da usina para 60 milhões de litros por ano. A Brasil Ecodiesel conta com dois tipos de fornecedores de mamona: os assentados pela empresa e os agricultores familiares contratados. O preço pago pela mamona é diferenciado de acordo com a produtividade do produtor”.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no município florianenses para inauguração, isso no dia 04 de agosto de 2005.  Na ocasião, o presidente falou da importância da usina, que deveria ser a maior do Nordeste e que geraria cerca de 4.500 empregos diretos. O presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, esteve presente na inauguração.
Lula falou que iria criar um selo de biodiesel , que deveria, à epoca, obrigar as indústrias a comprarem matéria-prima no local. Isso geraria lucros ao Estado, afirmava. Em seu discurso de encerramento, o presidente disse ainda, “se Deus quiser, voltarei aqui para comemorar o sucesso do funcionamento dessa usina de biodiesel”. Ele nunca mais apareceu na cidade florianense, mas pelo menos para uma  coisa está servindo. Observe as lâmpadas acesas em plena 15:00h de hoje, 27 de maio de 2015.
PUBLICADA POR: AlonsoBisorão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário